Dica de Saúde

Cuidar da coluna é essencial para a saúde e o bem estar diário. Essas dicas são importantes:

  • Torce, retorce... Sua coluna não gosta de movimentos bruscos, que desgastam os amortecedores da vértebras, os discos. Use o mobiliário a seu favor: gire a cadeira, não o corpo, e olhe pelo retrovisor do carro em vez de se virar.
  • Burro de carga? A musculatura das costas não foi feita para corregar muito peso, ainda mais se você jogá-lo de um lado só. Diminua o peso da sua bolsa e tente carregá-la altermando os ombros (melhor ainda se usar uma mochila, que distribui a carga por igual).
  • Ela precisa de apoio - sabe quando você fica muito tempo na mesma cadeira e começa a se inclinar para frente, afastando-se do encosto? Isso acaba comprometendo as curvas da coluna. o jeito certo de sentar-se é com as costas apoiadas.
  • Desça do salto - O salto alto joga o peso do corpo para frente dos seus pés, em vez de distribuí-lo igualmente. Seu eixo de equilíbrio fica comprometido e sua coluna, sobrecarregada. Alterne o salto com um sapato mais baixo.
  • Descanso inusitado - Ficar de pé muito tempo também é péssimo: a dica dos especialistas é usar um calço, alternando em cada uma das pernas. Se for passar horas numa fila, leve livros e use-os de calço. Quando os joelhos estão muito esticados, o corpo tende a pender para trás e isso pode desnivelar sua bacia.
  • Não pressione! Dormir de bruços significa tirar todo apoio da coluna. A posição ideal é a de lado, com os joelhos levemente dobrados e dois travesseiros: um para apoiar a cabeça e outro para usar entre os joelhos, de forma a amortecer a pressão sob as articulações das pernas.
Retirado da Revista Gloss 05/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário