Formação Continuada de Professores - Um desafio!

Conseguir convencer um grupo de professores a fazer um curso ou formar um grupo de estudos é uma tarefa difícil. As desculpas são quase sempre a falta de tempo, quando não, o próprio desinteresse por acreditar que já se aprendeu na formação inicial o suficiente para lecionar. A escola, hoje, já não é mais a detentora do saber. A velocidade dos acontecimentos obriga esses mesmos docentes a uma constante atualização e a escola necessita ressignificar sua prática.
A formação inicial se refere aos cursos de graduação e especialização, onde se estuda as teorias educacionais e a didática de ensino. Estes cursos transmitem uma base e uma visão geral do que é educação, do que é o ensino/ aprendizagem - muitas vezes de forma aligeirada sem dar valor à prática docente. Entretanto é no dia-a-dia que surgem desafios e situações adversas que obrigam por em prática teorias e conhecimentos.
A proposta da formação continuada dentro da escola é uma maneira de aproximar teorias da realidade pedagógica de cada escola. O tema estudado no curso ou no grupo de estudo deve ser escolhido para gerar discussões acerca das situações vividas em cada sala de aula, oportunizando a troca de experiências, de conhecimentos, de idéias e opiniões. Representa um momento valioso de oportunidade de colocar os profissionais em contato com as discussões teóricas atuais e aquisição de novas metodologias e competências, contribuindo para mudanças que se fazem urgentes para melhoria da ação pedagógica na escola.
A formação continuada busca um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal e profissional, num processo de interação mútua. O grupo docente se fortalece porque todos passam a ter objetivos e metodologias bem definidos e a escola deixa de ter salas de aula fechadas em si mesmas. Os reflexos de uma escola onde existem profissionais comprometidos com a educação são observados nos alunos mais interessados e estimulados para a aprendizagem

Um comentário:

  1. Parece que somente professores DTs têm interesse em Formação Continuada. Uma pena.

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