Encontrei este texto em meus arquivos no pc, reli, gostei e estou postando! ...
Resenha: “A Educação Está Mudando Radicalmente”
_ José Manuel Moran _
Quando o assunto é Educação, pode-se dizer que em nosso país existem diversas realidades, desde a mais tradicional a mais inovadora. Isso porque estamos passando por uma mudança complexa e lenta no processo pedagógico, e nos demais acontecimentos dentro e fora da escola.
É importante ressaltar que educar não é um processo que ocorre apenas no âmbito familiar e escolar, mas em todas as esferas sociais que um indivíduo freqüenta. É “a soma de todos os processos de transmissão do conhecimento, do culturalmente adquirido e de aprendizagem de novas idéias, procedimentos, soluções realizados por pessoas, grupos, instituições, organizada ou espontaneamente, formal ou informalmente.”
Contudo, não há como fechar os olhos à ineficácia do ensino atual, já que é possível contatarmos que grande parte dos estudantes sabe muito pouco ao acabar os estudos se levado em conta o tempo em que permaneceram na escola. E isso não é constatado apenas ao término do Ensino Médio, pois podemos verificar a mesma situação no Ensino Superior.
A questão é saber a quem recai a culpa, aos estudantes? Provavelmente, não. Sem dúvida há uma grave falha no processo educativo que é, em parte, culpa do sistema, mas de maior responsabilidade do professor.
Para que a mudança tenha o impacto desejado, é necessário em primeiro lugar ter na escola, educadores com um amadurecimento intelectual, emocional e ético, que valorizem mais a busca do que o resultado pronto, o estímulo a repressão, aptos a estabelecer formas democráticas de pesquisa e de comunicação. É necessário que se tire o rótulo negativo que há na profissão de professor e da imagem da escola.
Em segundo lugar, os administradores escolares devem ser mais abertos, apoiando professores inovadores, para que haja intercâmbio de idéias, e equilibrem o gerenciamento burocrático, tecnológico, pedagógico e humano. Deve haver equilíbrio entre planejamento e criatividade.
Essas novas atitudes refletirão nos alunos, que se tornarão mais motivados e curiosos, facilitando o processo de ensino/ aprendizagem. Se o aluno é confiante, aprende mais e com mais facilidade. Torna-se mais simples assim trabalhar limites, disciplina, direito e deveres, a dimensão social e grupal.
Outro aspecto importante para que a melhoria da escola aconteça, é a utilização das novas tecnologias na prática pedagógica, aproximando o aluno da realidade social que nos bombardeia com novas informações, imagens e dados a cada dia, de forma rápida e atraente. A aquisição desses novos conteúdos, dependerá cada vez menos dos professores, que ficam com o papel principal de assistência do aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los.
A educação não avança o esperado, porque vivemos em uma avalanche de propostas individualistas. Para que se eduque para a autonomia e para a liberdade é necessário a realização de projetos participativos e interativos, respeitando diferenças, orientados por pessoas e organizações livres. É evidente, assim, a necessidade de uma mudança também nos processos de gestão da escola, nas relações humanas inter-pessoais, grupais e organizacionais.
Desta forma, a escola começa a modificar –se para sair do papel estável em que se encontra, buscando responder às atuais necessidades da sociedade e acompanhar o progresso científico e tecnológico mundial. Contudo isso não é uma tarefa fácil, afinal não há fórmula, receita ou modelo pronto para ser seguido. É preciso muita ousadia, tentativa, erros e acertos pra se encontrar uma nova forma de educar, mais dinâmica e eficiente. O importante neste momento é dar-se enfoque às melhorias do processo educacional, a nossa capacidade de aprender e mudar, e tirar o olhar apenas daquilo que continua estagnado.
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