O gerente de Estatística, Edson Dirksen, atribui o fato às políticas públicas implatadas pelo Governo do Estado e a construção de novas escolas destinadas a este nível de ensino, o que resulta em mais vagas para a faixa etária entre 15 e 17 anos. Segundo o gerente, o número de unidades escolares de ensino médio passou de 686 em 2009, para 725 em 2010. No total, a rede pública estadual tem 1.350 escolas destinadas à Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio). Apesar de o crescimento não ser tão alto, Dirksen está otimista e considera positivo o fato de o ensino médio vir ascendendo, regularmente, desde 2008 (0,68%). Comparando com 2010, a matrícula praticamente triplicou no ensino médio.
Ele destaca o convênio assinado pelo secretário Marco Tebaldi com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 55 milhões para a construção de novas unidades escolares de ensino médio. O convênio foi firmado na quarta-feira (26), em Brasília. "Isso possibilitará ainda mais o crescimento da matrícula no nível médio porque, em Santa Catarina cerca de 46% de jovens entre 15 e 17 anos ainda estão fora da escola", ressalta.
Com mais investimentos nessa área, aumentam as chances de se atrair essa demanda para o ensino médio, ensino médio integrado e educação profissional. "Com mais espaços físicos, mais cursos e mais professores, o Estado terá condições de atender a toda demanda", declara o gerente de Estatística da SED.
Precisão nos dados - O controle das matrículas em todo o país é bastante rigoroso por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Cada diretor de escola tem de informar os dados com precisão. Vale lembrar que as informações do Censo Escolar servem como base para os programas federais como: transporte e alimentação escolar; livro didático; dinheiro direto na escola, entre outros.
Atualmente, entre os níveis de ensino o que vem crescendo mais é o médio. Pelos cálculos do Inep, a educação infantil e o ensino fundamental decresceram na rede pública estadual. Nesses dois últimos casos, uma delas seria a tendência dos municípios assumirem mais a responsabilidade da educação formal das crianças. Outro fator que tem influenciado a queda no ensino fundamental, principalmente, é queda populacional (0,5%¨), em Santa Catarina, na faixa entre os 6 e 14 anos de idade. O próprio aumento de matrículas nas redes federal e privada também reflete na diminuição do número de estudantes deste nível de ensino.
Por Suely de Aguiar - SED
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