Documentários

Documentário = Drummond de Andrade, o Poeta das Sete Faces
  • O documentário divide-se em três etapas, que correspondem às fases distintas da obra de Carlos Drummond de Andrade e caracterizam momentos de sua vida. A primeira fase, chamada "Vai Carlos, ser gauche na vida!, registra seu nascimento em Itabira em 1902 até o final da sua "Poesia Modernista" em Belo Horizonte, antes da mudança para o Rio de Janeiro em 1934. A segunda fase, chamada "A vida apenas, sem mistificação", começa com a mudança de Drummond para o Rio de Janeiro e vai mostrar o "poeta do seu tempo", o momento de atuação política na vida do escritor, aliada à sua obra de crítica social. A terceira fase, chamada "Como ficou chato ser moderno, agora serei eterno", do início dos anos 50 aos anos 80. Duração 94 min.
Documentário = Falcão, Meninos do Tráfico
  • É um documentário brasileiro produzido pelo rapper MV Bill, pelo seu empresário Celso Athayde e pelo centro de audiovisual da Central Única das Favelas que retrata a vida jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas. O documentário foi feito entre 1998 e 2006 em que os produtores visitaram diversas comunidades pobres do Brasil, registrando em 90 horas na maioria do tempo em forma digital, e um pouco em VHS. O nome do documentário é em razão do termo "falcão" usado nas favelas, que designa aquele cuja tarefa é vigiar a comunidade e informar quando a polícia ou algum grupo inimigo se aproxima. Os dois produtores tiveram que enfrentar o ambiente hostil onde viviam os jovens. A repercussão do documentário no país foi grande, sendo largamente comentado e discutido. Duração: 135 min.
Documentário =  Quando o Crioulo Dança
  • Uma abordagem crítica spbre o velado racismo brasileiro. Depoimento de uma jovem negra que foi expulsa da escola ao protestar contra uma piada racista de seu professor, entrevistas nas ruas do Rio de Janeiro e com membros do movimento negro, e uma passeata contra a farsa da abolição da escravatura, realizada em 1988. Duração: 30 min.
Documentário = Santos Dumont, O Homem Pode Voar
  • O Homem Pode Voar é um documentário sobre a participação de Alberto Santos-Dumont no desenvolvimento da aviação. O filme resgata uma grande quantidade de imagens em movimento do aviador brasileiro que se julgavam inexistentes ou perdidas para sempre. Entre elas estão a do vôo definitivo do 14-bis, as dos experimentos com o número 18 no Sena e as dos mais importantes vôos do Demoiselle. Narrado em tom jornalístico, “O Homem Pode Voar” se concentra na contextualização do trabalho de Santos-Dumont em meio aos outros aviadores que no início do século 20 empenhavam-se em criar objetos voadores capazes de decolar, seguir uma direção e pousar por meios próprios, e de sua presença na sociedade da época. Duração: 99 min.
Documentário = Revolução de 30
  • Em 1930, para impedir a posse de Julio Prestes, Getúlio Vargas e o exército liderado pelo General Góis Monteiro travaram um luta contra a Velha República. O filme remonta este momento histórico, reunindo fotografias, registros sonoros, comentários de historiadores e imagens raras de Getúlio e da época. Duração: 104 min.
Documentário = Anos JK
  • Na segunda metade dos anos 50, o governo do presidente Juscelino Kubitschek dá grande impulso à industrialização brasileira e contrói uma nova capital para o país: Brasília. Em 1955, Juscelino Kubitschek de Oliveira vence as eleições presidenciais pela coligação do PSD - Partido Social Democrático - com o PTB - Partido Trabalhista Brasileiro. O gaúcho João Goulart é eleito vice-presidente pela chapa de Kubitschek. Duração: 110 min.
 Obs.: Todos estes dvds estão disponíveis no NTE para empréstimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário