Que tal criar seu blog?!?


As TICs (tecnologia de informação e comunicação) estão presentes na maioria das ações do nosso dia-a-dia e estarão cada vez mais. Se não estivermos ainda utilizando essas ferramentas na escola, estaremos atrasados, parados no tempo. Está mais do que na hora de entrarmos em contato com esse novo mundo, de descobrir outros caminhos e modos de atuar e favorecer assim a inclusão digital.
Muitas vezes nossos educandos já sabem utilizar essas tecnologias de forma muito mais eficiente e rápida que nós, no entanto não sabem pra que ou como utilizá-la de forma útil. E esse é nosso papel como educador: mostrar como tornar essas ferramentas úteis para nossa vida pessoal e para a sociedade. Mas para isso nós professores também precisamos saber como utilizar essas ferramentas (pelo menos um pouquinho!) para podermos auxiliar nesse processo.


Que tal criar o seu blog?
O uso da internet como ferramenta de ensino é sempre atrativo e estimulante para os alunos. A criação de um blog pode ser uma ferramenta interessante para estimular os alunos a escreverem textos e expressar opinões. Comece criando o seu blog, ou quem sabe o da sua escola. Publique textos, projetos, fotos, enquetes, ..., faça e envolva a comunidade escolar a participar também.
Há vários sites que você pode criar o seu blog. Se você já tiver e-mail no Gmail, você pode utilizar o mesmo usuário. Acesse um dos sites e crie o seu: Blogger (do Gmail), Blog Sapo (site de Portugal), Blog-se, Blog Terra, UOL Blog.

Se precisar aproveite para pedir ajuda aos monitores da sala de tecnologias da sua escola. Ou entre em contato com o Núcleo de Tecnologias da GERED e fale conosco, podemos agendar um dia pra criarmos seu blog no NTE.

Boa sorte. Ah! E não esqueça de me enviar o endereço de seu blog!!!

Um comentário: