A tecnologia e a educação

Animada para a volta ao trabalho depois de bons dias de férias, abro o jornal e logo encontro um artigo entitulado "A tecnologia e a educação", da professora Márcia Luzia Prim. Me inspirei pra abrir o blog e transcrevo abaixo o texto:


"As novas tecnologias são ferramentas extremamente importantes como recursos para o processo de ensino e aprendizagem. Os alunos são sinestésicos e compartilham de imagens e sons para aprender. Nossa geração era censurada e não tinha acesso aos programas de TV, tampouco a filmes após o horário estipulado pela ditadura.
Nós, da geração de 70 e 80, não tínhamos à disposição os recursos que existem hoje. As crianças do século 21 são modernas e conhecem os controles remotos, os DVDs, os celulares moderníssimos, os MPs 3,4,5. Enfim, são plugadas no mundo virtual.
Na escola, as tecnologias disponíveis hoje ainda não são essenciais. No entanto, nós podemos mudar a nossa prática pedagógica e auxiliar os alunos a usar de maneira correta os novos recursos, como a internet.(...)
Os recursos do Portal do Professor e os programas da TV Escola podem fazer a diferença no processo de ensino e aprendizagem.
Navegando por determinados sites de busca encontramos aulas virtuais, conteúdos complexos em formato de slides de fácil entendimento, bibliotecas virtuais com uma gama excepcional de obras e até simulados para vestibulares e para o polêmico Enem. Não esquecendo dos cursos universitários disponíveis.
O professor que não usar dos recursos tecnológicos para as suas aulas está perdendo a riqueza e a essência da compreensão por parte dos alunos. Quando há essa troca mútua de informações, a aprendizagem é eficaz e prazerosa. O século 21 é dos plugados em tempo real e não podemos retroceder e ficar desligados desta geração."


Fonte: Jornal de Santa Catarina - 31/ 01/ 2011

Vamos começar...