Aprovação Automática na 1ª, 2ª e 3ª Séries E.F.

Depois de realizar três audiências públicas para discutir medidas para reduzir a evasão escolar, o Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu baixar uma resolução recomendando às escolas da rede pública e privada que não mais reprovem alunos matriculados nas três primeiras séries do ensino fundamental. Para entrar em vigor, a resolução ainda precisa ser homologada pelo ministro Fernando Haddad.

Segundo o último Censo Escolar, em 2008 foram reprovadas 74 mil crianças de 6 anos, que estavam aprendendo a ler e escrever. Ao justificar o modelo da aprovação automática, os membros do CNE afirmam que o ideal seria que as crianças passassem a ser avaliadas só depois dos 9 anos. Antes dessa idade, a reprovação dificultaria a alfabetização e seria um fator de desestímulo. No Nordeste, que tem as mais altas taxas de evasão escolar do País, a reprovação nas primeiras séries do ensino fundamental é apontada como uma das causas do problema.

"O Brasil tem uma cultura forte de reprovação. Como estamos atualizando as diretrizes, vamos recomendar fortemente o princípio da continuidade. Sabemos que as resoluções do CNE não têm a força de lei, mas direcionam o sistema educacional", diz a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria da Educação Básica do MEC, Edna Martins Borges. Existem mais de 152 mil escolas públicas e privadas de ensino fundamental no País, com 31 milhões de alunos. Desse total, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao MEC, apenas 2 milhões teriam mais de cinco horas de aula por dia.

Pela decisão do CNE, cada escola terá autonomia para elaborar seu projeto pedagógico, o que lhes permitiria oferecer aulas extras e trabalhos especiais para alunos com dificuldades de alfabetização. Mas, para os críticos dessa decisão, não se pode dar tanta liberdade para as escolas ? principalmente as públicas. Eles põem em dúvida a capacidade dos professores de dar tratamento diferenciado aos estudantes mais fracos. Alegam que o modelo da progressão automática tem por objetivo reduzir os gastos dos Estados e municípios com ensino. E afirmam que, por não estar acompanhada de uma política de reorganização pedagógica, com apoio financeiro, a iniciativa do CNE trará mais problemas do que soluções.

"Boa parte das escolas brasileiras só tem professor e giz. Largadas à própria sorte, sem respaldo das Secretarias da Educação e do MEC, essas escolas dificilmente terão sucesso. A história já mostrou que, desacompanhada de professores bem formados, sem boa gestão e sem recursos corretos para ajudar no aprendizado, a progressão não dá bons resultados", afirma a coordenadora da Pós-Graduação em Educação da UniRio, Cláudia Fernandes.

Essa também é a opinião de quem terá de pôr em prática a resolução do CNE na sala de aula. "O MEC propor que professores criem alternativas, quando eles estão sobrecarregados, sem material didático, em escolas sem horário integral e lidando com pais que não podem acompanhar os estudos dos filhos, é a prova de que ele não conhece o que enfrentamos", diz a professora Inês Barbosa, responsável por uma turma de ensino fundamental numa escola municipal do Rio de Janeiro.

O modelo da progressão contínua começou a ser adotado há duas décadas em vários Estados. Os resultados foram tão insatisfatórios que, há alguns anos, na cidade de Várzea Paulista, próxima da capital, pais de alunos e o Ministério Público chegaram a entrar com recurso para suspender a experiência. A Secretaria Municipal da Educação conseguiu cassar a liminar e retomou a experiência. Boa parte dos alunos beneficiados com a aprovação automática se converteu em analfabetos funcionais.

A iniciativa do CNE é mais uma amostra dos modismos e improvisações que têm desorganizado o já combalido sistema de ensino básico. Para os pedagogos contrários à aprovação automática, se é perverso reprovar uma criança, mais perverso ainda é deixá-la frequentar a sala de aula e permitir que ela continue analfabeta.

Fonte: Estadão Opinião - O Estado de São Paulo/ Sala de Aula.

Boletim de desempenho do ENEM

Os mais de 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 poderão acessar seus boletins de desempenho a partir desta segunda-feira, 31 de maio. Ao entrar no sistema, o aluno terá as cinco notas do exame e poderá comparar com a média do Brasil, por faixa e gráficos. As notas são as mesmas publicadas em janeiro deste ano, agora disponíveis em arquivo PDF.

O estudante conseguirá verificar seu desempenho para cada área do conhecimento (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias), mais a redação.

Para visualizar o boletim, o aluno precisa ter em mãos o número do CPF e a senha, gerada no momento da inscrição ao Enem no ano passado. Caso o aluno tenha perdido a senha, poderá recuperá-la pelo sistema que gera o boletim.

As notas foram calculadas por meio da teoria de resposta ao item, a TRI. A média dos concluintes regulares nas provas objetivas foi de 500 pontos. Para a redação, a média foi de 601,5, em uma escala de 0 a 1000. O critério de correção da redação não foi alterado.

O aluno terá acesso ao boletim individual de resultados pela página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir desta segunda-feira, 31.

Assessoria de Imprensa do Inep - Fonte: Sala de Aula.

Limites! - Uma visão da escola em relação ao mundo atual

     A função social da escola, até meados do século XX, foi definida como a de transmitir o conhecimento científico acumulado às novas gerações. Hoje, com o esvaziamento do papel moralizador da igreja e a mudança na estrutura da família, a sociedade espera que a escola socialize, ensine os conteúdos e moralize crianças e jovens.
     A instituição Escola vive hoje um momento de reflexão acerca de seu papel. Passou de autoritária, ou seja, baseada em verdades universais, estabelecendo regras sem reflexão de seus princípios, obediência acima de qualquer questionamento, relação professor-aluno baseada no poder e cumprimento das normas atrelado a um mecanismo penal, para uma escola permissiva. Ao mesmo tempo houve uma mudança significativa na estrutura da família - de patriarcal, constituída por familiares de diversos graus de parentesco que ofereciam modelos de identificação, para a família nuclear, anônima, isolada e desenraizada de sua origem.
     Como então educar crianças e jovens para liderarem com as maravilhas e as ameaças que os novos tempos carregam? Mais: como educar a nós mesmos para nos desfazermos de ideias, conceitos, valores, formas de pensamento e de comportamento que não mais têm lugar atualmente?
     Não podemos viver no saudosismo da estrutura familiar vivida até a década de 60. Atualmente pai e mãe tem ampla jornada de trabalho e/ou estudos, buscam suprir demandas do mundo consumista, vivem excesso de informações e, não raro, são permissivos na tentativa de não perder tempo com exigências do processo educativo. Portanto, adultos com amplos sintomas sociais que, muitas vezes, não são identificações estruturantes para seus filhos.
     Essa é a realidade dos alunos que chegam à nossa escola. Nós, professores e também pais, vivemos intensas e profundas transformações e estamos, portanto, no centro e na borda desse processo.
     No Colégio Integral, reconhecemos que transmitir nesse emaranhado não é tarefa simples. O limite é o espaço de ação da criança e do adolescente, ou seja, a validação do adulto em relação a comportamentos, atitudes e sentimentos próprios de cada fase. Diferente do que permeia o senso comum, dar limite não está vinculado só ao "não", mas também às possibilidades. Em contrapartida, o "não" como ação restritiva deve ser usado sem medo, sempre que necessário.
     Além disso, os comportamentos e as atitudes estão muitas vezes imbuídos de tristeza, raiva, medo, sentimentos que podem ser vividos pelo aluno e precisam ser compreendidos e suportados pelo adulto. Isso não significa dizer que, por estar com raiva, pode-se agredir física ou verbalmente alguém.
     O espaço escolar não comporta a supremacia do desejo individual sobre o coletivo, nem a hegemonia de expressão coletiva em detrimento da expressão do indivíduo. Da constante tensão e negociação entre indivíduo e coletivo surge uma possibilidade de compreensão na qual a vontade coletiva não anula a individual e vice-versa.
     Essas reflexões permitem enxergar nosso limite como escola.

* Artigo produzido pela equipe técnica do Colégio Integral (Curitiba - PR):
Profs. Jan Nowak Neto, Mariana Nogueira, Sandra Vieira de Almeida e Mariza Pan.
 

Desafio do Conhecimento - Concurso onde Bloggar dá Prêmios!!

Li este post no blog da EEB Adolfo Boving e estou repassando...

O Desafio do Conhecimento que é organizado pela Revista Its está promovendo um concurso de blogs onde cada equipe, composta por alunos da 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas de SC, deverá montar a sua página na internet (blog) e, por meio dela, disseminar conteúdo relacionado aos temas definidos pela organização da promoção.
A equipe será composta de no máximo 4 alunos, que deverão estudar na mesma escola.
As inscrições vão até o dia 28/ 05 (amanhã), mas o período de desenvolvimento dos blogs é de 31/ 05 a 25/ 07.

Leia mais e confira os prêmios no site http://www.desafiodoconhecimento.com.br/. E boa sorte!!

3ª Edição do DVD Escola

Nesta 3ª edição do DVD Escola temos mais de 100 horas de produção da TV Escola e de parceiros.
A caixa conta com 30 títulos, distribuídos nas seguintes áreas: Arte, Educação Especial, Escola/ Educação, História, Língua Portuguesa, Literatura e Orientação Sexual, além de conteúdos relacionados à gestão escolar e à prática do magistério (programa Salto para o Futuro).
Independente da área ou série trabalhada, todos os vídeos contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Com o DVD Escola, você poderá utilizar a tecnologia para ampliar os espaços de construção do conhecimento!

Arte na Escola

Arte na Escola é um acervo de documentários especializado em artes visuais que motiva a educação e a aprendizagem. O ensino da arte - conforme preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais Arte - propicia o desenvolvimento de sensibilidade estética, uma forma de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a percepção, a reflexão e a imaginação.

A caixa contém 30 DVDs que estão a disposição no NTE para empréstimo às escolas. Aproveite este material educativo para ampliar o seu repertório, estimular a sua criatividade e autonomia.

DVD 01 = A Cor da Criação (Paulo Pasta)
DVD 02 = A Herança de Mestre Vitalino
DVD 03 = Amelia Toledo: Razão e Intuição
DVD 04 = Anita Malfati: Modernista por Natureza
DVD 05 = Antonio Saggese: Arqueologia da Imagem
DVD 06 = A Obra Monumental de Poty
DVD 07 = Arte e Matéria
DVD 08 = As Fábulas de Antonio Poteiro
DVD 09 = A Tapeçaria de Norberto Nicola
DVD 10 = Auto-Retrato
DVD 11 = Baravelli: Colecionador de Imagens
DVD 12 = Carlos Fajardo: Para Todos os Sentidos
DVD 13 = Cores Urbanas
DVD 14 = Desenho: Arte e Criação
DVD 15 = Gravuras de Maria Bonomi
DVD 16 = Isto é Arte?
DVD 17 = Karin Lambrecht: De Corpo e Alma
DVD 18 = Lasar Segall: Um Modernista Brasileiro
DVD 19 = Macrofotografia (Juarz Silva)
DVD 20 = Marcos Coelho Benjamim: O Fazedor de Coisas
DVD 21 = Mestre Didi: Arte Ritual
DVD 22 = Monumentos de Franz Weissmann
DVD 23 = Nuno Ramos: Arte sem Limites
DVD 24 = O Lirismo de Renina Katz
DVD 25 = Recortes de Leda Catunda
DVD 26 = Rubens Matuck: A Aquarela no Brasil
DVD 27 = Shoko Suzuki: Cerâmica e Tradição
DVD 28 = Siron Franco: Natureza e Cultura
DVD 29 = Tomie Ohtake: O Traço Essencial
DVD 30 = Trajetória da Luz na Arte Brasileira por Paulo Herkenhoff

Para Professores de Inglês e Português

O Site Tools for Educators é destinado a professores de inglês, mas acredito que pode ser muito útil também a professores de educação infantil, de português e outros idiomas. É uma excelente ferramenta para a preparação de atividades diferentes e direcionadas ao conteúdo que o aluno está aprendendo. 
Você pode criar e imprimir atividades como caça palavras (word search) e palavras cruzadas (crosswords), jogos de tabuleiro (board games), dados (dice), cartelas de bingo, jogos de dominó - adoro esse! -, certificados, entre outras atividades. É bem simples de usar: você escolhe o tipo de atividade, depois o assunto (animals, numbers, adjectives, colors,...), selecione as figuras e escreva as palavras e cria a atividade. Pronto, agora é só imprimir!

Outro site cheio de recursos legais MES English, mas neste site você encontra as atividades já prontas - e em inglês. O que é legal é a variedade de imagens e idéias para diferentes atividades que você pode encontrar.

Acesse, vale a pena!!

Jogo de Estímulo às Crianças com Sindrome de Down

JECRIPE é considerado o primeiro jogo para crianças com Síndrome de Down com a proposta de trabalhar áreas que necessitam ser estimuladas nessas crianças: linguagem, percepção, coordenação viso-motora, motricidade...

Leia a opinião de quem ja utilizou no blog Sobre Educação ou baixe o jogo no blog Jecripe.

Links Legais!!!

Lendo o Portal do Professor, encontrei dois links em Cursos e Materias que considerei muito interessantes para utilizarmos na escola com professores e alunos que não têm conhecimento sobre o uso do computador e internet. 

No site da Embratel Educacional você encontra "cursos" sobre o uso do computador, da internet e do Linux. Apresentam-se como slides explicativos, simples de usar e fácil de entender. A-D-O-R-E-I!

Outro link que gostei foi Bê-a-bá da Internet, no site EucaRede. Esse artigo traz a explicação de 162 palavras referentes à Internet. Pode ser usado - se feito um resumo - com os alunos e até ser repassado aos professores.

Confira outros links no Portal do Professor, e se quiser, faça seus comentários aqui!

Dica de Saúde

Cuidar da coluna é essencial para a saúde e o bem estar diário. Essas dicas são importantes:

  • Torce, retorce... Sua coluna não gosta de movimentos bruscos, que desgastam os amortecedores da vértebras, os discos. Use o mobiliário a seu favor: gire a cadeira, não o corpo, e olhe pelo retrovisor do carro em vez de se virar.
  • Burro de carga? A musculatura das costas não foi feita para corregar muito peso, ainda mais se você jogá-lo de um lado só. Diminua o peso da sua bolsa e tente carregá-la altermando os ombros (melhor ainda se usar uma mochila, que distribui a carga por igual).
  • Ela precisa de apoio - sabe quando você fica muito tempo na mesma cadeira e começa a se inclinar para frente, afastando-se do encosto? Isso acaba comprometendo as curvas da coluna. o jeito certo de sentar-se é com as costas apoiadas.
  • Desça do salto - O salto alto joga o peso do corpo para frente dos seus pés, em vez de distribuí-lo igualmente. Seu eixo de equilíbrio fica comprometido e sua coluna, sobrecarregada. Alterne o salto com um sapato mais baixo.
  • Descanso inusitado - Ficar de pé muito tempo também é péssimo: a dica dos especialistas é usar um calço, alternando em cada uma das pernas. Se for passar horas numa fila, leve livros e use-os de calço. Quando os joelhos estão muito esticados, o corpo tende a pender para trás e isso pode desnivelar sua bacia.
  • Não pressione! Dormir de bruços significa tirar todo apoio da coluna. A posição ideal é a de lado, com os joelhos levemente dobrados e dois travesseiros: um para apoiar a cabeça e outro para usar entre os joelhos, de forma a amortecer a pressão sob as articulações das pernas.
Retirado da Revista Gloss 05/2010.

9 Dicas Para Usar Bem a Tecnologia

O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Leia a reportagem completa na revista Nova Escola, online ou Edição 223 de Junho 2009.

Aprenda Idiomas pela Internet

Estes sites foram divulgados pela Revista Gloss de Abril/ 2010, e são muito bons para quem quer aprender outro idioma sem sair de casa!

Confira:
Weblinguas - envia gratuitamente por e-mail lições de português, inglês, fracês e espanhol.

Livemocha - oferece cursos online de alemão, espanhol, francês, inglês, islandês, italiano, japonês, mandarim, português, russo e mais noventa idiomas.

Francoclic - destinado aos que querem não só aprender francês, mas também conhecer um pouco mais da cultura do país.

USA Learns - gratuito, o site trabalha leitura e até mesmo a pronúncia do inglês.

Online Universities - nesse site é possível aprender idiomas africanos, dialetos indianos, latim, aramaico, línguas indígenas, entre outras.

Site da Discovery Kids


 O site www.discoverykidsbrasil.com é ótimo! Cheio de jogos, videos, atividades, experiências, ..., tudo educativo e de uma forma atraente e interessante para as crianças - e para os adultos também!
Entre, explore, conheça, use e divulgue para toda a escola!

Site Educacional

Recebi por e-mail a divulgação do site educacional http://www.izabelsadallagrispino.com.br/ - considerado, pela Vej@Blog, entre os melhores e mais prestigiados sites do Brasil.
Conferi e gostei muito das poesias e dos artigos educacionais que abrangem e analisam toda problemática existente no ensino do nosso país. Abra-os, leia-os, analise-os e troque idéias com seus colegas.
Há no site o livro "Prática Pedagógica (Estruturando Pedagogicamente a Escola)", com 364 páginas, um livro de pesquisa, que muito auxilia o professor em sala de aula, que pode ser baixado em seu computador.
O site também conta com a colaboração da psicóloga Salete Russi Maia, com seus joguinhos educativos, para a Educação Especial.

O site é gratuito e é autorizado baixar em seu computador as "Poesias" e todos os outros componentes do site, imprimindo cópias, xerocando todo esse material, enviando por e-mail a seus colegas, devendo, apenas e obrigatoriamente, ser mencionada a autoria dos mesmos. Respeite sempre os direitos autorais.